CEM Santa Rita de Cássia Realiza Apresentação do Xadrez Humano

Em Palmas o número de escolas publica que estão adotando o xadrez como atividade interdisciplinar tem aumentado de forma surpreendente, bom exemplo e reconhecimento da importância do xadrez nas escolas, veio do município de Palmas que este ano abriu concurso público para professor de xadrez, oferecendo seis vagas para os apaixonados pela arte de Caissa se dedicarem ao ensino da arte enxadrística.

Nossa postagem de homenagens das atividades enxadrísticas deste ano de 2010 vai para o xadrez escolar, O Colégio de Ensino Médio Santa Rita de Cássia do Aureny I foi o escolhido, e vamos destacar a apresentação do Xadrez Humano, trabalho desenvolvido e realizado pelo Professor de Educação Física Fernando, que contou com apoio de toda escola envolvendo no trabalho todas as disciplinas.
Ao montar a sala de xadrez no colégio, o próximo passo do professor Fernando foi motivar os alunos trazendo para a sala de aula e apresentando o xadrez aos alunos.

Para envolver todos os alunos e professores, foi sugerido pelo professor Fernando a realização do Xadrez Humano, ideia que veio ao agrado de todos, pois os próprios alunos eram responsáveis pela criação dos seus próprios uniformes e formação das peças.
A realização do Xadrez Humano aconteceu entre os dias quatro e cinco de dezembro com envolvimento completo de todos os professores e vinte turmas de aulas do período matutino do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
Durante a apresentação era apresentado aos responsáveis da turma que estava competindo uma questão das outras disciplinas, quem ditava e realizava o lance a ser jogado era o aluno que acertava a resposta, as disciplinas e as questões eram escolhidas por sorteios.
O lance era realizado em um tabuleiro oficial e um locutor ditava o lance para que a peça movesse no xadrez humano e o publico apreciasse a apresentação.
A beleza e a criatividade dos alunos surpreenderam a todos, tornando mágicos os momentos de apresentação e motivação de todos.
Ao encerrar as atividades os alunos confraternizaram, aprovaram as atividades de modo que já cogitavam pontos onde podem melhorar para o próximo ano, tornando a atividade uma tradição da escolar do CEM Santa Rita de Cássia.
Com apoio total ao projeto a Diretora Maria Aparecida Leal (Cida) informou a FTX que este trabalho foi um dos melhores já desenvolvidos no Colégio, onde presenciou uma integração de todas as disciplinas em uma única atividade, melhorando a socialização entre os alunos professores e dirigente, a apresentação chegou a emocionar muitos que estavam presentes e que manterá o apoio para que essa atividade venha se aprimorar a cada ano.

Á convite da Diretora Maria Aparecida Leal esteve presente prestigiando o evento os membros da FTX Vice-Presidente Alcides Bevilaqua e o Secretario Luis Carlos.

Parabenizamos a toda a escola em especial o Professor Fabiano que com este excelente trabalho engrandece o xadrez nas escolas, mostrando o quando ele tem uma aceitação positiva.

Em 2011 reforçaremos os trabalhos da escola levando cursos, palestras, simultâneas e outras atividades apoiando a iniciativa aos trabalhos enxadrísticos na escola.

Comentários

Postagens mais visitadas