Jogos Estudantis do Tocantins começam no mês de março

Competição será disputada nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas categorias masculino e feminino

Colocar mais de 100 mil alunos para participar da XX edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Esta é pretensão da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), que ontem divulgou o calendário e o regulamento da competição prevista para começar a partir do dia 10 de março com a primeira regional de Pedro Afonso. O lançamento oficial do evento deve acontecer no dia 2 de março. A competição será disputada em duas categorias nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. No ano passado apenas 6 mil alunos participaram do evento. Diante do número reduzido de participantes, o secretário da Seduc, Leomar Quintanilha pretende estimular o esporte na vida dos jovens, e com isso, aumentar para mais de 100 mil praticantes este ano. “Fiquei chateado no ano passado quando soube do pequeno número de estudantes que disputarm o evento. O esporte é um dos caminhos viáveis rumo ao exercício da cidadania, por vamos trabalhar para que toda a comunidade estudantil se envolva no processo”, ressaltou Quintanilha.

Modalidades
Serão disputadas as modalidades de atletismo, xadrez, natação, judô e tênis de mesa, no estilo individual; e na coletiva: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, ambos para o sexo masculino e feminino.

De acordo com o regulamento da competição, os Jets serão divididos em quatro fases, sendo que a interna, etapa recém criada, onde as unidades escolares vão realizar os jogos interclasses. As demais serão realizadas em etapas municipais, regionais e a estadual.

Nacional
Os campeões da etapa estadual em cada uma das modalidades esportivas vão garantir vaga para a fase nacional, prevista para acontecer em Fortaleza (CE), no final do ano. A competição tem a promoção da Seduc, em parceria com a Secretaria Estadual do Esporte (Sespo), Assembleia Legislativa do Tocantins, Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais e Federações Esportivas. (Com informações da Seduc).


(Fonte destas infomações: http://www.aloesporte.com.br/) Alô Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas